terça-feira, 20 de outubro de 2009

O Início (ou coisa que o valha)

Em tempos de falta de democracia na comunicação, ou de discussão sobre a democratização da mesma, qual é o papel (porque não social?) de um blog? Pergunto porque não é segredo pra ninguém qual o verdadeiro papel da mídia (grande mídia) brasileira: omitir os fatos, colocar uma maquiagem no que não dá pra omitir e, assim, formar opiniões. Dentro dessa ótica, onde o blog se encaixaria?

Ora, na minha humilde opinião, um blog serve justamente para isso: opinar. A Yeda Crusius, governadora do Rio Grande do Sul, suspeita número 1 dos escândalos de corrupção envolvendo o Detran, tem um blog onde ela fala muito bem do seu próprio governo, faz pré-campanha para as eleições de 2010 etc, mesmo tendo um índice récorde de rejeição (74%). A grande mídia já não apoia mais a governadora, então o jeito foi criar o seu próprio blog. Falando em eleições, com a aprovação do uso de internet para as campanhas eleitorais, o que não vai faltar é blog de candidato falando o quanto todos são bons e o quanto fizeram pros seus estados, cidades, enfim. Imagina a parte de comentários! Várias declarações de votos espontâneas (ou não).

Por outro lado, não devem deixar de existir blogs que denunciem essas pessoas mentirosas, ou que denunciem a realidade da sociedade, discutindo e propondo de fato o que é melhor pro Brasil, seja em ano de eleição, copa do mundo e o que mais vir pela frente. Devem também existir os blogs que se comprometem com as notícias sem mascará-las transmitindo suas opiniões e ao mesmo tempo comunicando. É essa a parte boa do blog: um ar de "liberdade de expressão" mais concreto do que o que os outros meios de comunicação pregam. E é assim que eu vizualizo o meu blog, embora eu não tenha a menor pretensão de conseguir acompanhar dia e noite todas as notícias do mundo para que eu possa comentá-las aqui.

É importante eu ter feito essa análise antes de criar esse blog porque começar e recomeçar blogs já faz parte do meu repertório de coisas feitas na vida, mas dar continuidade a ele é mais complicado. Sempre que começo um blog, tenho a esperança de escrever todos os dias, mas em seguida a falta de tempo, ou mesmo de ideias, impede que o blog vá pra frente. Parece até promessa de fim de ano: da próxima vez...

Hoje, me vejo mais uma vez iniciando um blog, mas agora com a convicção de que não é apenas um blog, é mais do que isso. É também uma forma livre de colocar minhas opiniões sobre o mundo do dia-a-dia, e discuti-las politicamente, ainda que ninguém queira saber delas! E de também colocar poesia, músicas, foto e tudo que der vontade pois alguém algum dia vai ler, encontrar a palavra-metade pra sua ideia perdida, ter uma opinião positiva ou negativa, enfim, comunicar-nos!

Escrever e blogar, é só começar!

3 comentários:

  1. Vai la amor, eu vou ler todas as vezes que eu puder!!!

    ResponderExcluir
  2. Olha só. E eu a vi, em blog, comemorando a aprovação no vestibular da UNB. \o/

    ResponderExcluir
  3. Tenho certeza de que encontrarei muitas vezes a minha palavra-metade por aqui. õ/

    ResponderExcluir