segunda-feira, 24 de abril de 2017

Sobre o aniversário de Brasília

No dia 21/04, não tem como não lembrar dos famosos versos

"Dizia ele - Estou indo pra Brasília 
Nesse país lugar melhor não há".

Eu nutro uma relação de amor e ódio com essa cidade, como naqueles relacionamentos entre mãe e filha que são retratados em filmes e livros.
Eu odeio Brasília por ser uma cidade-bolha, e expulsar o povo pro entorno e manter as linhas certinhas de um lugar planejado em seus mínimos detalhes. Uma cidade-serviço público, cidade-happy hour até a 1h da manhã, cidade-dormitório em todos os feriados possíveis.

Mas eu amo Brasília e não tem explicação. 

Amo cada quadra sem esquina e cada lado que se olha e dá pra ver o horizonte.
Amo aquele céu azul, limpinho, sem nuvem alguma. E a lua que é sempre imensa lá no alto.
Amo cada milímetro da UnB, universidade que estudei e fiz os melhores amigos pra vida inteira, e as melhores histórias, e as melhores lutas.
Amo cada jamelão esmagado na calçada, cada cigarra que canta até morrer (ou morre de cantar) anunciando as chuvas raras.
Amo cada ipê ao longo da L2 e os poucos que sobraram na W3.
Amo cada bloco, cada quadra. Cada teoria sobre o formato de avião, libélula, borboleta...
Amo chegar no aeroporto e respirar umidade a 15%.
Amo cada recordação que tenho dos meus anos morando lá.
Amo cada retorno, brincando de boa filha que à casa torna.
Amo, simplesmente.

"E quem um dia irá dizer que existe razão pras coisas feitas pelo coração? E quem irá dizer que não existe razão?"

Nenhum comentário:

Postar um comentário