sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Admirável Chip Novo

A grande novidade para os carros de 2010, pelo menos em Brasília, é que além de ter várias coisas desnecessárias para o bom funcionamento de um veículo, agora eles também terão um chip que manda informações ao DETRAN para impedir roubos, sequestros, clonagem, além de ajudar no trânisto. Agora eu me pergunto: não seria mais fácil melhorar o sistema de segurança do país? Implantar políticas sociais que realmente erradiquem a pobreza e a violência através da educação igualitária? A resposta para o governo parece ser NÃO!
Pois eu continuo. Milhões de reais serão gastos para a instalação desse treco dentro dos carros que já estão em circulação e nos que ainda virão e a previsão é que até 2014 todos os veículos já sejam monitorados. Garante-se, pelo menos teoricamente, a privacidade, mas na verdade essa é mais uma forma de cercear a liberdade das pessoas. Quando se tratar de um veículo “suspeito”, leia-se algum Movimento Social ou mesmo algum trabalhador morador de favela, vai ser muito fácil abordá-lo e cometer alguma atrocidade que depois será justificada na televisão como uma ação heróica da polícia.
Duvido também que darão algum direito de escolha para os donos dos carros decidirem se querem ou não um chip relatando onde vai; e duvido mais ainda que não serão cobrados nos impostos os gastos para instalação dele.
Enquanto isso, na sala da justiça, Fernando Collor recebe uma indenização por ter sido chamado de corrupto, policiais militares fazem suas manifestações e recebem quase que imediatamente suas demandas salariais sem serem reprimidos por outros policiais, o povo pobre está sendo assassinado nas favelas do Brasil a fora e nada é feito para modificar a situação. E nosso Excelentíssimo Senhor Presidente continua achando que o Brasil vai entrar pro grupo do primeiro mundo com a Copa em 2014 e as Olimpíadas de 2016.
Que beleza, hein!

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

“O Rio de Janeiro continua lindo. O Rio de Janeiro continua sendo...”





Quem viu a festa em comemoração da escolha do Rio de Janeiro como sede das Olimpíadas de 2016 não consegue imaginar onde se encaixa o caos em que vive a capital hoje. Venderam um lugar maravilhoso, com praias, mulheres, o país do futebol-arte; uma realidade estampada só nas chiques telas frias ao redor do mundo, porque, ao olho-nu morador das favelas, o Cristo Redentor “está com os punhos cerrados na vida real”, como diria Hebert Vianna. O Rio se tornou um pesadelo encomendado onde só a população mais pobre sofre. As pessoas estão morrendo, gente inocente que não tem nada a ver com a milícia, tampouco com a polícia, e ninguém fala nada! Ficam repetindo que o Rio das Olimpíadas de 2016 continua lindo e mascaram o Rio de Janeiro das favelas, das omissões do governo, da pobreza, do desemprego, da fome, das drogas, da violência em geral.

Ficou muito claro que se trata de uma política de extermínio da população pobre porque a polícia não tem feito seu papel de fornecer segurança da população e sim de reprimir, amedrontar. Frente a isso, tudo que o Ministro da Justiça tem a dizer é: limpem os cofres, usem todo o orçamento para garantir o fim dessa Guerra Civil. E seja feita vossa vontade: a polícia ganhou um novo helicóptero (agora blindado), um arsenal bélico infinitamente poderoso, enfim, se armou até os dentes pra combater, injustamente, pessoas normais, civis, reféns da própria política de descaso que vem sendo praticada desde a colonização, enquanto isso, ainda tem gente morrendo de fome (mas isso é assunto para um outro dia de indignação).

Há muito tempo necessitamos de uma política diferente para nosso sistema de segurança, mas isso não acontece porque falta tato nessa gestão (e nas passadas também) pra tentar resolver os problemas de uma forma mais humana (ou seria menos humana?). É preciso que seja criada uma política de segurança que leve em consideração os dois lados da moeda: população e policiais e que seja discutida também por todos os lados, unificando assim os pontos de vista da sociedade, dos trabalhadores policiais, dos movimentos sociais e do governo. Para isso, falta gente séria e comprometida que não arrisque a vida das pessoas inocentes em nome de um capricho chamado Olimpíadas/Copa do Mundo. Aliás, em pleno aniversário de 25 anos da Constituição dos Direitos Humanos, o governo Brasileiro dá um show de desumanidade, sendo hoje a nação que mais mata seus jovens. Fora os outros problemas causados pelo abismo social existente.

Termino o texto com um poema de Bertolt Brecht, que passa a mensagem de que a luta deve continuar apesar dos pesares:

Elogio da Dialética
A injustiça passeia pelas ruas com passos seguros.
Os dominadores se estabelecem por dez mil anos.
Só a força os garante.
Tudo ficará como está.
Nenhuma voz se levanta além da voz dos dominadores.
No mercado da exploração se diz em voz alta:
Agora acaba de começar:
E entre os oprimidos muitos dizem:
Não se realizará jamais o que queremos!
O que ainda vive não diga: jamais!
O seguro não é seguro. Como está não ficará.
Quando os dominadores falarem
falarão também os dominados.
Quem se atreve a dizer: jamais?
De quem depende a continuação desse domínio?
De quem depende a sua destruição?
Igualmente de nós.
Os caídos que se levantem!
Os que estão perdidos que lutem!
Quem reconhece a situação como pode calar-se?
Os vencidos de agora serão os vencedores de amanhã.
E o "hoje" nascerá do "jamais".

terça-feira, 20 de outubro de 2009

O Início (ou coisa que o valha)

Em tempos de falta de democracia na comunicação, ou de discussão sobre a democratização da mesma, qual é o papel (porque não social?) de um blog? Pergunto porque não é segredo pra ninguém qual o verdadeiro papel da mídia (grande mídia) brasileira: omitir os fatos, colocar uma maquiagem no que não dá pra omitir e, assim, formar opiniões. Dentro dessa ótica, onde o blog se encaixaria?

Ora, na minha humilde opinião, um blog serve justamente para isso: opinar. A Yeda Crusius, governadora do Rio Grande do Sul, suspeita número 1 dos escândalos de corrupção envolvendo o Detran, tem um blog onde ela fala muito bem do seu próprio governo, faz pré-campanha para as eleições de 2010 etc, mesmo tendo um índice récorde de rejeição (74%). A grande mídia já não apoia mais a governadora, então o jeito foi criar o seu próprio blog. Falando em eleições, com a aprovação do uso de internet para as campanhas eleitorais, o que não vai faltar é blog de candidato falando o quanto todos são bons e o quanto fizeram pros seus estados, cidades, enfim. Imagina a parte de comentários! Várias declarações de votos espontâneas (ou não).

Por outro lado, não devem deixar de existir blogs que denunciem essas pessoas mentirosas, ou que denunciem a realidade da sociedade, discutindo e propondo de fato o que é melhor pro Brasil, seja em ano de eleição, copa do mundo e o que mais vir pela frente. Devem também existir os blogs que se comprometem com as notícias sem mascará-las transmitindo suas opiniões e ao mesmo tempo comunicando. É essa a parte boa do blog: um ar de "liberdade de expressão" mais concreto do que o que os outros meios de comunicação pregam. E é assim que eu vizualizo o meu blog, embora eu não tenha a menor pretensão de conseguir acompanhar dia e noite todas as notícias do mundo para que eu possa comentá-las aqui.

É importante eu ter feito essa análise antes de criar esse blog porque começar e recomeçar blogs já faz parte do meu repertório de coisas feitas na vida, mas dar continuidade a ele é mais complicado. Sempre que começo um blog, tenho a esperança de escrever todos os dias, mas em seguida a falta de tempo, ou mesmo de ideias, impede que o blog vá pra frente. Parece até promessa de fim de ano: da próxima vez...

Hoje, me vejo mais uma vez iniciando um blog, mas agora com a convicção de que não é apenas um blog, é mais do que isso. É também uma forma livre de colocar minhas opiniões sobre o mundo do dia-a-dia, e discuti-las politicamente, ainda que ninguém queira saber delas! E de também colocar poesia, músicas, foto e tudo que der vontade pois alguém algum dia vai ler, encontrar a palavra-metade pra sua ideia perdida, ter uma opinião positiva ou negativa, enfim, comunicar-nos!

Escrever e blogar, é só começar!