sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Da corrupção em geral

Eu hoje acordei com vontade de escrever, de desabafar um pouco através de palavras sobre um tema muito recorrente: Corrupção. Não prentendo, no entanto, me ater ao discurso padrão contra os corruptos popstars do momento: Arruda, PMDF, Collor... não, nenhum deles. Minha ânsia por desabafo vai mais a fundo na raiz do que seria de fato “o ser corrupto”. É que pra mim é tão inconcebível a ideia de utilizar dinheiro que não é meu para fins pessoais que eu acabo por não entender o que se passa na cabeça dessas pessoas que são corruptas.
A palavra corrupção vem do latim e significa ato ou efeito de corromper, além de podridão. O verbo corromper por sua vez, logicamente também vem do latim, e significa tornar podre, estragar e subornar. Esses verbetes não poderiam estar mais interligados um ao outro além de mostrarem claramente que independente do número de zeros à direita, se são 8 mil ou 8 milhões de reais ou, ainda, uma caneta que pertencem a outras pessoas, não importa! É uma ação corrupta, podre, de quem se utiliza disso para beneficiar a si mesmo.
Inclusive não existe diferença alguma entre o político que desvia verbas que serviriam para melhorar o atendimento nos hospitais, melhorar as escolas públicas, a segurança; e o cara a quem se confiou o dinheiro de financiamento de um movimento social que tenta a todo custo se erguer com autonomia financeira, partidária e ideológica a serviço de uma sociedade mais justa. São duas formas nojentas de se demonstrar o quanto o ser humano pode ser egoísta, até mesmo aqueles a quem a gente dá um voto de confiança, nas urnas ou na vida.
E falo em “egoísmo” porque pra mim não existe outra justificativa para a corrupção. A sociedade capitalista está tão afundada em seu individualismo que é mais fácil as pessoas pensarem em seu próprio “bem” primeiro e talvez, mais tarde, pensarem nos outros. Além disso, nunca se utilizam desse dinheiro para comprar remédio, comida, sei lá, dar uma de Hobbin Hood. É sempre para consumo exagerado, sempre em nome da ganância, às custas do povo ou dos movimentos sociais (resguardadas as diferenças em cada caso).
Não quero contudo corroborar com uma das máximas do capitalismo, o individualismo, afirmando que não se pode mais confiar em ninguém, como se ouve por ai. Pelo contrário: esse é um chamado para o combate à corrupção dentro e fora das vias dos governos em geral. Combate-se corrupção nas ações do dia-a-dia inclusive punindo-se os responsáveis para que eles sejam exemplos de como NÃO se deve agir.

FORA CORRUPÇÃO DO PLANETA!

Um comentário:

  1. Voce não quis falar de ninguém específico, mas eu não consegui não lembrar do Timothy ex reitor da UnB. Todo mundo chamava ele de corrupto, mas o que ficou provado contra ele foi improbidade administrativa, ou seja, ele alocou de um jeito errado o dinheiro, não foi exatamente um roubo, um caixa dois. E ele saiu nos jornais como um reitor gastalhão, não como um corrupto mesmo.
    Mesmo eu tendo a minha certeza de qeu rolou caixa dois em tudo ali, a gente não pode deixar de tratar como corrupção o caso de Timothy, como deu a entender boa parte da mídia e o próprio canalha, digo, reitor. Corrupção também significa se vender, por preço em algo que não se vende, desviar alguma coisa de um caminho reto por causa de luxo, poder, e qlq coisa do tipo.

    ResponderExcluir